domingo, 21 de agosto de 2011

Os dogmas observados 2


O religioso

Numa sociedade cuja herança religiosa pesa muito em sua educação, certos pensamentos podem tornar-se perigosos ao pensador, quando estes são trazidos a publico, em geral, quando se vive em um grupo cujos ideais religiosos são comuns e um único membro possua uma visão tabu, este por conseqüência tornar-se-á tão tabu quanto à visão defendida, podendo sofrer afastamento e recriminações preconceituosas. Mas até que ponto um credo pode ser benéfico? E quando ele se torna prejudicial e retardante? Por que se evita aprender mais sobre o que afastamos? Será mesmo a religião uma agente moral ou apenas uma corrente de tradições que criam tabus?

Os dogmas observados



A maconha

A maconha é uma erva a muito conhecida por nós brasileiros, e tema de certo tabu, geralmente, os usuários de tal planta acabam sendo sinônimos de vagabundos e perigosos, mas será esse um fato a ser realmente considerado? A maconha deve continuar proibida? E existem drogas legais tão letais quanto ou pior?
Que o consumo da maconha é prejudicial à saúde não é novidade a ninguém, mas vale ressaltar, que apesar da erva ter efeito psíquico (como quase todas as drogas liberadas), ela não é alucinógena. Mesmo apesar da árdua luta para livrar-se do produto, a erradicação do mesmo mostra-se impossível de ocorrer, o que obriga aos vendedores e consumidores a buscar formas alternativas de manterem a droga.
Podemos observar também que o álcool é talvez mais mortal que a maconha, e com um numero muito maior de consumidores, menos letal, mas com grande publico temos também o cigarro que é livremente comercializado.
Então perguntamos, o medo da maconha é tabu, ou ela é realmente o monstro que se pinta?